O desafio de gerenciar o tempo na Era da Distração

Facebook
Twitter
LinkedIn

Você já reparou que nós estamos vivendo em plena Era da Distração? Sim, cada vez mais, observo que nossa sociedade moderna é constantemente bombardeada por inúmeros estímulos e distrações. 

Como alguém que vive no coração desta “Era da Distração”, eu posso dizer que gerenciar o tempo se tornou um desafio mais complexo do que nunca, seja no aspecto pessoal ou profissional. Para mim, esse é um dilema constante, uma batalha diária que muitos de nós enfrentamos.

Leia também: Propósitos corporativo e pessoal se encontram nas oportunidades

À medida que a tecnologia avança, nossa atenção acaba se dividindo. Eu me pego checando meu celular de tempos em tempos, pulando de uma aba de navegador para outra, e até mesmo respondendo a e-mails enquanto tento concluir uma tarefa importante. Isso me faz questionar: para onde está indo todo o meu tempo? Como posso aproveitá-lo ao máximo?

Certamente você também vive essa realidade ou, ao menos, conhece muitas pessoas que a compartilham, correto? Em linhas gerais, estamos cada vez mais “disponíveis, acessíveis e conectados” uns aos outros, e o resultado disso, na verdade, é o inverso do esperado: as pessoas estão “sem tempo” para o que é prioridade.

Reflexões pessoais sobre como gerenciar o tempo

Pensando nisso, gostaria de compartilhar com você algumas reflexões pessoais sobre como tenho enfrentado esse desafio de gerenciar o tempo na Era da Distração:

1. Reconhecer o Problema: eu percebi que, mesmo quando focava no trabalho, estava constantemente sendo dispersa por notificações do meu celular. Admitir isso (e rever quais notificações são importantes e quais eu desativei) foi um ponto de virada.

2. Definir Prioridades Claras: perguntei a mim mesma: quais são as tarefas mais importantes que preciso realizar hoje? Então, concentro-me nessas tarefas antes de me perder em possíveis distrações. Listar as prioridades também ajuda bastante! 

3. Estabelecer Limites Digitais: decidi definir limites digitais. Isso significa desativar as notificações no meu telefone, estabelecer horários específicos para verificar e-mails e usar aplicativos que rastreiam quanto tempo passo em determinadas atividades. Isso me ajudou a recuperar o controle do meu tempo.

4. Praticar a Mindfulness: a atenção plena (mindfulness) é uma ferramenta valiosa. Reservar alguns minutos para respirar fundo e focar no presente me ajuda a afastar as distrações e a recuperar o foco.

5. Aprender a Dizer Não: dizer “não” a tarefas e compromissos que não agregam valor à minha vida ou objetivos profissionais é uma habilidade importante. Assim, evito sobrecarregar minha agenda com atividades irrelevantes.

6. Aprendizado Contínuo: este é um processo contínuo. Estou sempre buscando maneiras de melhorar minha gestão do tempo na Era da Distração. É um desafio em constante evolução, e estou determinada a enfrentá-lo.

Leia também: Por que a comunicação eficiente é imprescindível para a satisfação dos clientes?

Gerenciar o tempo na Era da Distração: uma jornada pessoal

Sobre um ponto, não resta dúvida: enfrentar o desafio de gerenciar o tempo na Era da Distração é uma jornada pessoal. Trata-se de uma batalha que exige autoconhecimento, disciplina e determinação. 

Contudo, o desafio pode ser compensador, uma vez que os desvios de foco podem ser extremamente prejudiciais para as nossas relações, sejam elas pessoais ou profissionais. Afinal de contas, precisamos dar atenção às pessoas que amamos e às nossas demandas laborais do dia a dia. 

Embora eu ainda enfrente momentos de fraqueza, a cada dia estou me tornando mais consciente de como a distração afeta minha produtividade e qualidade de vida. Todavia, com pequenos passos e práticas contínuas, estou determinada a recuperar o controle do meu tempo e viver de forma mais significativa na Era da Distração.

Você tem conseguido gerenciar o seu tempo ultimamente? Caso sim, quais iniciativas têm adotado para não se perder nas distrações?

Sidênia Wendpap

Co-founder & Owner at Grupo Executiva

Leia mais