Mentalidade Empreendedora: acredite no negócio que começa no seu quintal

Facebook
Twitter
LinkedIn

Olho em volta e percebo muitos novos negócios nascendo. Você tem reparado nisso?

Ao caminhar por uma avenida que ficou com vários pontos vazios no período da pandemia, agora vejo novas luzes, novos letreiros, novos negócios ganhando vida.

Sabemos que esse movimento não é tão romântico. Afinal, com um mercado mais competitivo, muitos profissionais com dificuldade de conquistar um bom emprego, o empreendedorismo nasce como um caminho por necessidade.

Segundo dados do Sebrae, em janeiro deste ano, foram criadas 357.937 novas empresas formais no Brasil, e 78% são de empreendedores individuais.

Quero te convidar a refletir sobre como, de fato, semear um negócio sólido e duradouro.

Afinal, apesar de todas as empresas que nascem, continuamos diante da dura realidade de que grandes empresas estão anunciando demissões em massa e do aumento de 20% no fechamento de empresas e nos pedidos de recuperação judicial, apenas no primeiro trimestre de 2023, em relação ao ano passado.

Plantar é só um passo

A Executiva Outsourcing não começou grande, nem com altos investimentos. 

Já estive nesse lugar de plantar, semear e nutrir uma pequena semente. 

Para ser mais clara, tive que lutar para nutrir um negócio que começou com apenas dois sócios e um computador na sala de casa.

Computador que não era próprio. Eu e meu sócio não tínhamos o valor do computador e fizemos um empréstimo no nome do meu pai para financiar o equipamento em um banco.

Dessa época, tirei 2 lições sobre negócios que precisam pegar tração para se manter crescendo.

Vem comigo!

Você já escutou com atenção hoje?

Naquela pequena sala, a Executiva operava para atender, nos primeiros meses, apenas um cliente.

O que nós tínhamos era um contrato e tarefas bem definidas entre os dois sócios.

Com o tempo, o cliente foi vendo a entrega e pedindo serviços adicionais. Tudo o que o cliente trouxe como demanda, nós atendemos.

Éramos pau para toda obra? Sim. E por necessidade. Afinal, se estávamos tendo a oportunidade de receber adicionais de um cliente que já vê valor na nossa entrega, essa era a hora de encantar, de honrar a confiança.

O que fez nossa empresa dar os primeiros passos sólidos no mercado não foi a expectativa criada em cima do que costuma-se chamar “cliente ideal”.

Nós ouvíamos o único cliente que tínhamos e perguntávamos: “o que, de fato, você precisa?”.

Voltávamos para nossa pequena sala com o computador financiado e nos debruçávamos sobre como poderíamos atendê-los.

Tenho total convicção de que nós nos mantivemos no mercado porque escutamos a dor do cliente e elaboramos soluções. Então, menos expectativa com o ideal e mais atenção com o real!

Seja um excelente contorcionista

Sabe aquele exercício de plantar um grão de feijão em uma caixa fechada com apenas um buraco para a entrada da luz?

Com o passar do tempo, logo o broto nasce e faz todo o contorcionismo necessário para alcançar a luz exterior.

É notável como os primeiros anos da Executiva Outsourcing foram exatamente como esse experimento.

Digo isso porque, até hoje, um dos valores da cultura da Executiva Outsourcing é a flexibilidade.

Tivemos com o nosso primeiro cliente, tivemos com o segundo e assim nos mantivemos até estarmos atendendo operações gigantes de empresas líderes em seus mercados.

Éramos assim quando fazíamos muita operação analógica, manual, um a um no chão de fábrica, e mantivemos esse valor até os dias atuais, com a nossa tecnologia de ponta.

Hoje, o cliente contrata nossas soluções para uma demanda específica, e semana que vem ele quer mais ou outra funcionalidade? 

Nós vamos escutar e voltar para a empresa com a missão de atendê-lo.

Essa nossa mentalidade não engessada fez com que o nosso negócio prosperasse. 

Negócios de resultado são construídos com o tempo e você precisa desapegar do cliente ideal e ouvir o cliente que está hoje pagando pelo seu produto/serviço.

Pegue o cliente que vier e transforme ele no seu maior fã.

Quanto mais confiança existir nesse processo de gerar demanda e ser atendido, mais o cliente vai estar comprometido com você.

Seja o que for que você tenha planejado para o seu negócio na garagem, ou na cozinha de casa, tenha convicção de que ouvir com atenção e ser flexível serão essenciais para sua jornada empreendedora.

Ter 25 anos de mercado e 340 colaboradores não era uma linha de chegada dos sonhos para a Executiva. Nós alcançamos essas marcas porque tivemos foco no agora e a premissa básica de ter sempre a sensibilidade para ouvir e atender as demandas dos clientes que confiaram seus negócios a nós.

Afinal, só planos e sonhos não são o bastante para cultivar uma empresa sólida com história longeva.

Sucesso, bons frutos e belas flores no seu caminho!

Sidênia Wendpap

Co-founder & Owner at Grupo Executiva

Leia mais