Despertar e realizar: minhas 3 fontes de inspiração

Facebook
Twitter
LinkedIn

“Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

Albert Einstein

Tenho pensado bastante sobre o que compartilhar neste espaço. Já existe tanto conteúdo por aí, que essa tarefa tem se tornado um bom ponto fora da minha zona de conforto.

Que bom sentir isso. Que bom estar instigada a elaborar, dentro de mim, sobre como contribuir para conversas que nos unam.

Foi nesse exercício de reflexão que me deparei com o dilema da inspiração. Afinal, o que me inspira a acordar e realizar? O que me inspira a empreender novos projetos?

Cheguei a uma conclusão: meu primeiro artigo de 2023 será um espaço para elaborar o que a inspiração significa para mim. 

Acredito que não existe bem-estar sem inspiração, nem um olhar cuidadoso para o nosso futuro (pessoal e nos negócios) sem ela.

Assim, na busca constante para me manter inspirada, refleti sobre as pessoas e os hábitos dos quais minha inspiração nasce. Agora, vou compartilhá-los com você!

A maior delas: minha mãe

Não foi difícil começar pela Norma Neli, minha mãe.

Na verdade, é muito fácil encontrar nela a motivação que me trouxe até aqui e que me impulsiona adiante. 

Ela casou aos 18 anos e atravessou três estados para começar sua família.

Ela foi mãe, pediatra, psicóloga, veterinária, agricultora, costureira, cozinheira e muitas outras coisas.

A falta de acesso a profissionais e os desafios do dia a dia de sustentar e criar uma família tornaram minha mãe uma mulher realizadora, capaz de criar e executar soluções de acordo com as necessidades que apareceram no caminho.

A biografia da minha mãe é não só fonte de orgulho por me impactar diretamente na mulher, na mãe, na profissional e na amiga que sou. 

É também fonte de inspiração para acreditar que realizar minhas tarefas e atividades com propósito e com amor gera um legado longevo tanto na minha vida quanto na existência das pessoas que me cercam.

Saúde e bem-estar

Pode soar óbvio, mas a experiência tem me ensinado cada vez mais sobre a importância de cuidar do corpo e da mente para seguir me sentindo uma profissional potente e inspirada.

Há oito anos, treino regularmente. Exige disciplina e foco, mas a recompensa é muito maior do que os resultados físicos.

Cuidar da alimentação, hidratação, manter uma rotina de exercícios regulares e priorizar meu sono tem sido essencial para me manter disposta e, consequentemente, mais inspirada.

Essa jornada de cuidar do corpo e da mente me renova e me faz lembrar que quanto mais cuido de mim, mais preparada estou para cuidar dos que me cercam e dos projetos que quero realizar. 

As pessoas que me cercam

Por último, e não menos importante, concluo que a inspiração é também resultado do nosso exercício diário de troca.

Nosso ambiente é sempre moldado pelas pessoas que nos cercam. Retomo aqui o exemplo da minha mãe. 

Não era o ambiente que me dava de tudo e que fazia me sentir uma criança amada, cuidada e protegida. Era ela, sua conduta, seus valores, sua entrega.

As pessoas com as quais eu converso, trabalho, troco, são as responsáveis por dar mais significado ao cotidiano. 

É uma forma bem subjetiva de se inspirar, eu concordo. Mas é na conexão com o outro que me sinto instigada a analisar minha comunicação, minha empatia e o que eu passo adiante. 

Minha família, meus amigos, a diretoria da Executiva Outsourcing, os gestores da empresa, todos os colaboradores são, de forma constante, lembretes diários de que as pessoas que me cercam me apresentam novas visões, levantam novas questões e inspiram novas formas de olhar o mundo.

Este foi um simples exercício de reflexão sobre o que me inspira a acordar todos os dias e a realizar meus objetivos pessoais e profissionais.

Cada pessoa tem uma forma única de enxergar esse exercício, mas acredito que temos mais em comum do que imaginamos quando buscamos a raiz das nossas inspirações.

Adoraria ouvir de você. Quais suas fontes de inspiração? Conte-me nos comentários!

Sidênia Wendpap

Co-founder & Owner at Grupo Executiva

Leia mais