O que não pode faltar no bate-papo de boas-vindas aos novos talentos da Executiva Outsourcing? 

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Iniciar a trajetória profissional em uma nova empresa é algo que envolve uma série de sentimentos para quem está chegando. Estamos falando de entusiasmo e esperança, mas também de ansiedade e receios, não é verdade?

Eu sempre tive comigo a ideia de que as pessoas não podem começar a trabalhar em uma empresa na qual desconheçam quem seja o dono, os sócios, os diretores, os gestores de cada área e, também, os clientes. Precisam conhecer quem trabalha nela

Na Executiva Outsourcing, empresa na qual sou sócia-fundadora, uma forma de fazer com que os recém-contratados conhecessem os sócios foi realizando uma reunião mensal, em todos os finais de meses, para que aqueles que ingressaram desde a última reunião pudessem ter este momento. Nascia, assim, o bate-papo de boas-vindas aos novos talentos da Executiva Outsourcing.

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Recordo, com certa nostalgia, que antes da pandemia esses encontros eram presenciais. Contudo, tivemos que nos adaptar a essa nova realidade, promovendo reuniões virtuais. Além disso, hoje levamos em conta as distâncias geográficas, uma vez que temos colaboradores em outros estados – e lembrando que a empresa está crescendo e, por conseguinte, contratando mais.

Como funciona o bate-papo de boas-vindas

O objetivo é conhecer os novos talentos, bem como proporcionar uma oportunidade para que eles nos conheçam. Gosto muito de transmitir os valores que a empresa tem e os que eu trago para a minha vida. Assim mostramos, muito claramente, que a Executiva é um lugar de muitas oportunidades

Um adendo importante: participam dessas reuniões não apenas os novos contratados, mas também quem foi promovido. Exemplo: quem era estagiário e agora foi contratado como assistente, ou era assistente e agora está participando como analista ou ainda era analista e agora está participando como encarregado.

Histórias de superação
Procuro contar como a empresa começou (comigo e o Márcio Pereira de Barros) e qual foi o nosso principal diferencial para se manter no mercado. Tínhamos um cliente e cinco bocas para comer em casa. Além disso, somente uma mesa e um computador emprestados. Resumimos a história para eles. 

Desta forma, quando eles contam um pouco da vida deles, acabam nos encorajando também. Alguns deles são musicistas, cozinheiros e confeiteiros. Inúmeros talentos que nos surpreendem. Outros têm filhos ou precisam cuidar dos pais. Nesse sentido, nós procuramos passar um pouco das nossas situações desafiadoras que enfrentamos para, igualmente, encorajá-los. 

Relato para eles que, sim, tivemos uma falência em 2007 e precisamos nos reerguer – o quanto isso foi duro e o aprendizado que tivemos. Também compartilho como aprendemos a lidar com os clientes e de que forma lidamos com a segurança tanto econômica quanto política.

O que não pode faltar no bate-papo de boas-vindas?
Entre as principais orientações que não podem faltar no bate-papo de boas-vindas aos novos talentos da Executiva Outsourcing, eu listo os seguintes:

  • A empatia ao mostrar que eu sei como eles estão se sentindo e que é natural nesse processo ter insegurança, medo e questionar a própria capacidade;
  • Perguntar se o convívio com os colegas está sendo o melhor nesse momento e  como estão se sentindo em relação a esse novo ambiente;
  • Incentivá-los a não desistir facilmente dos seus objetivos (determinação é fundamental);
  • Que tenham confiança em si mesmos e se sintam capazes também de desenvolver grandes coisas;
  • Que eles sejam sempre engajados;
  • Que aproveitem, ao máximo, os ensinamentos da liderança da gestão;
  • Que aproveitem a oportunidade de adquirir conhecimento em cada etapa de aprendizado, pois estarão em contato com profissionais extremamente capacitados.

Vida profissional e pessoal
Evidentemente, abordamos outros assuntos relevantes. Eu falo muito, por exemplo, da importância de que valorizem sua vida pessoal, sabendo separar adequadamente o lado profissional do pessoal. 

Como temos colaboradores muito jovens, (eu brinco que é o meu jardim de infância), temos a necessidade de falar o óbvio. Hoje, mais do que nunca, o óbvio precisa ser dito. Eu tenho isso muito claramente. 

Também passo para os nossos jovens talentos que a comunicação é outra questão muito importante. Comunicar o que você está fazendo e como está fazendo é fundamental (tanto internamente como em relação aos clientes), porque um dos maiores desafios de uma empresa de serviços é, justamente, a falta de comunicação.

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Feedback é extremamente positivo
De forma geral, quem ingressa na Executiva Outsourcing relata que a recepção foi muito boa e que a transmissão de conhecimento e treinamento está sendo adequada. Eu escuto muito isso deles, o que é muito gratificante. Não à toa, há pessoas que estão conosco há quase 13 anos.

E o que é mais importante em tudo isso? Eu sempre digo que eu poderia estar bem melhor hoje se alguém tivesse me falado algumas coisas lá atrás. Então, eu reforço para os novos talentos e recém promovidos que eles estão diante de uma excelente oportunidade de vida.

Quero que eles olhem para a gente e falem assim: “Ela veio lá de Toledo (PR), estudou em colégio estadual, chegou aqui com 22 anos de idade depois de ter tirado leite de vaca, cuidado de galinha e de porco, e hoje está à frente disso tudo. Eu também posso conseguir”! 

Se a pessoa assimilar isso, eu consegui plantar uma coisinha quanto a ser empreendedor(a), de não se conformar com pouco e não se acomodar. Muitas vezes, só precisamos ter alguém que nos diga: “Não desanime. Siga firme!”. 

Que você saiba aproveitar as oportunidades na sua jornada!

Sidênia Wendpap
Co-founder & Owner at Grupo Executiva

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